CULTURA

Nossa Cultura

Cedral, assim com em quase todo o Maranhão, tem suas ancestralidades culturais...

Cedral, assim com em quase todo o Maranhão, tem suas ancestralidades culturais baseadas em partes nas culturas de Matriz africanas, indígenas e portuguesas. Essa ancestralidade persiste até os dias de hoje que vem sendo passada de geração em geração.

Anualmente, em ocasião do Carnaval, acontecem charangas e blocos organizados promovidos pela comunidade local; na sede e povoados.

Nos povoados a diversão fica por conta das festas de entrudo, também chamadas de Salamêu, com características próprias, mas com forte influência dos típicos blocos de sujos de São Luís.

Ocorrem também anualmente a Festa do Divino no povoado de Jacarequara, a Dança Portuguesa, tambor de criôla e a Quadrilha em período Junino a diversidade de manifestações culturais vai além das expectativas. 

O Bumba-meu-boi também está presente assim como em todo o Maranhão, porém o sotaque característico da região é o de zabumba.

Outra manifestação de origem africana é o tambor de crioula, que diferentemente das rodas de tambor apresentadas em São Luís, há intervenção masculina, com gestos que lembram a capoeira.

 O Pastor ou brincadeira do Presépio, festejado nos meses de dezembro e janeiro em ocasião de Natal e Dia dos Reis Magos. 

A brincadeira do Pastor ocorre apenas nos municípios de Cedral, Guimarães, Mirinzal, Cururupu, Porto Rico do Maranhão, não sendo observada em nenhuma outra parte do Maranhão, consiste de um auto teatral do nascimento de Jesus. A brincadeira conta com inúmeros personagens fictícios como anjos, pastores, princesas, reis, rainhas, espanholas, ciganas, floristas e etc. com diálogos e versos cantados ao som de viola/violão, pandeiro, saxofone e/ou clarinete. É vedada a participação masculina neste auto, salvo pelos músicos; e dois homens que representam um matuto e um galego. É também notória a influência da cultura portuguesa neste folguedo.


São celebradas festas de santos católicos nos povoados, com procissões e levantamento de mastro em alusão ao santo, após a ladainha e rezas, ocorrem geralmente um leilão promovido pela irmandade responsável e distribuição de bolo de tapioca e chocolate aos presentes. A festa profana, propriamente dita, antigamente ficava a cargo de músicos que tocavam o baile, com o tempo os músicos foram sendo substituídos por radiolas, que a partir da década de 1970 passaram a tocar o reggae. Este ritmo caribenho atualmente é tocado em todas as festas.

 

O tambor de mina ou pajé é uma manifestação de aspecto cultural e religioso, sincrética de origem africana, de elementos trazidos pelos escravos mina-jeje e angola-congo, de práticas indígenas animistas e do catolicismo. Hoje em via de desaparecimento na região.

A religião predominante é o catolicismo, sendo a padroeira de Cedral, N. S. da Conceição; a paróquia pertence a diocese de Pinheiro. É, contudo, relevante o número de cristãos evangélicos da Assembleia de Deus que vem crescendo muito e que conta com vários templos em todo o campo, junto outras denominações assim como: Igreja Batista, Igreja Cristã Evangélica, Adventista e outros.

Editais Lei Paulo Gustavo

EDITAL MULTICULTURA LPG.pdf
EDITAL AUDIOVISUAL LPG.pdf
ANEXO MULTICULTURA LPG.pdf
ANEXO AUDIOVISUAL LPG.pdf

Fale conosco:

Link

Secretaria Municipal de Cultura e Turismo

Pç. Gov. Newton Bello, 460- centro Cedral-MA CEP: 65260-000

Siga-nos:

EmailInstagram