Bicho Preguiça
Bicho Preguiça
O bicho-preguiça ou, simplesmente, preguiça é um animal pertencente ao filo Chordata, classe Mammalia, ordem Pilosa, a mesma do tamanduá, e está distribuído em duas famílias, a Bradypodidae e a Megalonychidae. As espécies de bicho-preguiça estão divididas em dois gêneros que se diferenciam basicamente pela quantidade de dedos.
Espécies do gênero Choloepus apresentam dois dedos em cada mão, e espécies do gênero Bradypus apresentam três dedos em cada mão. Atualmente são conhecidas seis espécies de bicho-preguiça: a preguiça-comum (Bradypus variegatus), preguiça-de-coleira (Bradypus torquatus), preguiça-bentinho (Bradypus tridactylus), preguiça-anã-de-três-dedos (Bradypus pygmaeus), preguiça-de-hoffmann (Choloepus hoffmanni) e preguiça-real (Choloepus didactylus).
Leia também: Coala: características, reprodução, habitat e curiosidades
Características gerais
O bicho-preguiça é um animal que habita desde a América Central até a América do Sul. Dentre suas principais características, podemos citar:
corpo coberto por longo pelo, o que lhes garante proteção ajudando na camuflagem entre as árvores;
apresentam articulações adicionais em suas vértebras, característica da superordem Xenarthra, à qual elas pertencem;
as preguiças do gênero Bradypus apresentam oito ou nove vértebras cervicais, o que lhes permite girar a cabeça em até 270º. Os demais mamíferos apresentam cerca de sete vértebras cervicais;
apresentam hábito arborícola;
são animais solitários;
alimentam-se principalmente de folhas;
apresentam baixa taxa metabólica;
apresentam baixa temperatura corporal. Elas podem ser observadas, muitas vezes, tomando banho de Sol para aumentar a temperatura corporal;
são animais que apresentam movimentos lentos, sendo essa uma de suas principais características. O fato de apresentarem movimentos lentos também contribui para que esses animais fiquem muito suscetíveis tanto à predação quanto às ações antrópicas.
Fotos cedidas: Branco Melo